Feirantes: Olha o peixe!

Impressões de Suliane de Lima
       “Olha o Peixe”? Pois é, esta frase diz um pouco sobre o tema do Projeto Sombra do meu grupo. Nós escolhemos observar o cotidiano dos feirantes, mais especificamente dos feirantes da Rua do Peixe de Santos.
Inicialmente a ideia era acompanhar o cotidiano de trabalhadores de feiras livres (aquelas de rua, onde há comércio de itens variados), mas, quando algumas integrantes do grupo avistaram uma cena de um pescador na praia de Santos, o que tínhamos em mente se construiu de outra forma, pois elas se questionaram como seria a vida e o trabalho de quem está ligado ao comércio de peixe. Nos interessamos pelo tema, pois o cotidiano vivido por quem trabalha nesse tipo de feira foge muito da “nossa realidade”, é diferente. Além do mais, nos importava o fato de ser um trabalho braçal.
       A rua do peixe fica no bairro Ponta da Praia e é composta por 24 boxes, onde são feitas as vendas. A mercadoria (que são os frutos do mar) fica exposta do lado de fora do box, onde se estende um toldo. Ao conhecermos o território o que mais nos chamou a atenção foi um box onde havia apenas mulheres trabalhando naquele dia.  A partir dai, começamos a acompanhar a rotina de Zelaine, dona do box, e de seus funcionários.       Realizamos três visitas ao local. No primeiro momento, algumas das meninas do grupo se apresentaram e contaram a proposta do nosso Projeto Sombra à Zelaine, que aceitou nos ajudar no trabalho. No segundo encontro, conversamos com ela e com D. Zeza, sua mãe, para conhecermos melhor cada uma delas.
       Zelaine, formada em Administração, assumiu esse empreendimento que seu pai deixou como herança. Sua peixaria possui quatro boxes, sendo dois para preparo dos peixes e armazenagem de materiais e outros dois que funcionam como a loja em si. O box funciona de terça a domingo, mas Zelaine trabalha de segunda a segunda. Contou-nos que gosta do que faz, mesmo sendo um trabalho que requer muito esforço.
Na peixaria, ela conta com a ajuda de Zeza, sua mãe, que já pensa em se aposentar. Disse que já gostou de trabalhar ali, mas que, com a idade, o trabalho pode se tornar desgastante e que se sente cansada.
       Já em um terceiro momento, fomos acompanhar a rotina de montagem da barraca e as vendas. Karina e eu nos dispusemos a ajudar, podendo assim, utilizar da observação participante como um recurso para nos aproximar melhor dos funcionários, conhecer mais de perto o trabalho deles e entender o modo como eles fazem.  A experiência de fazer o que os feirantes fazem foi muito rica pra mim, pois tive que, literalmente, colocar-me no lugar deles. E senti na pele como o trabalho é pesado, pois é preciso acordar cedo e ter muita disposição para ficar até o fim do dia em pé.
Ao final, produzimos esse vídeo que mostra a rotina dos funcionários e a experiência de poder participar do trabalho deles.
Concluindo…
       O projeto Sombra sobre os feirantes foi uma experiência que me marcou, porque em muitas situações da vida é preciso lidar com pessoas com cultura, modo de pensar e viver diferentes dos nossos, mas na Terapia Ocupacional é fundamental conhecer o “outro” para poder entender o que faz sentido para ele e seu mundo singular e coletivo.
    A observação nos proporcionou um pouco da aproximação de “ser T.O.” por nos sensibilizar a ter um olhar mais apurado e sensível à realidade e cotidiano de trabalho do feirante.
Anúncios

2 comentários sobre “Feirantes: Olha o peixe!

  1. Karina 25/08/2012 / 20:41

    Foi uma experiência incrível, a vivência é muito importante para a composição do trabalho, a vivência fez com que eu mergulhasse no projeto, e entendesse melhor alguns aspectos!
    Foi incrível!
    =]

    MENINAS! O BLOG ESTÁ UMA GRAÇA!
    PARABÉNS!
    BJINHOS!

    • unifespart 27/08/2012 / 00:25

      Obrigada Ka!! É muito bom ter o relato de vocês para nos ajudar sempre!!
      beijos

Deixe um comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s