Nós vamos invadir sua praia…

Por Paula Santana e Rita Monteiro


Entre nessa onda! 

A escolha desse tema se deu por um simples motivo: MORAMOS EM SANTOS!

Desde que mudamos para a cidade, ao passar pela orla nos deparamos com MUITOS surfistas andando com suas pranchas para cima e para baixo, penduradas nas bikes andando pela ciclovia… Enfim, esta foi a nossa escolha além do SOL, CALOR, FESTA, FACULDADE e é claro, o MAR!!

 

O grupo é composto pela: Paula Santana, Rita Monteiro, Valéria Scott, Jackeline Harumi, Jéssica Barros e Maria Fernanda.

Foi uma correria para podermos marcar a entrevista com um surfista e poder acompanhar sua rotina, já que geralmente os surfistas vão à praia de manhã ou a tarde, horários estes que coincidem com o horário de nossas aulas… Maas, contamos com a ajuda de Lucas Mion e Jéssica Nakayama para isso! Nosso entrevistado o Formigão é surfista profissional e amigo do Lucas. Ele é morador de Natal – RN, mas por uma INCRÍVEL coincidência ele estava em Santos para visitar os familiares de sua esposa. Quando ficamos sabendo disso, a Mafê (Maria Fernanda) foi correndo ao encontro dele para saber um pouco sobre sua vida, rotina e sua paixão por esse esporte.

A entrevista rolou na casa da família da esposa dele que são moradores do canal 5. Foi uma noite bem descontraída pelo que a Mafê me contou e ela disse que se sentiu bem a vontade. Lucas também surfa e ajudou nas entrevistas e PRINCIPALMENTE nas gírias usadas por eles: BROTHER? CALDO? CROWND? HAOLE? Ela muitas vezes ficou perdida na conversa e no momento em que ela me contava essas coisas, ela afirmou: “Rita.. é OUTRO universo”, e realmente é, pois são outros costumes, outra linguagem, enfim… uma OUTRA VIDA!

Formigão contava tudo com uma paixão IMENSA nos olhos e em um momento da entrevista em que foi perguntado o que ele faria caso não pudesse mais surfar, ele foi categórico: “Não me vejo sem o surf, sem o mar…”.

Ele relatou um pouco do seu dia e disse que surfa duas vezes ao dia: de manhã e ao cair da tarde. Afirmou já ter ganhado algumas ‘baterias’ (competições de surf) e que faz isso desde moleque e que aprendeu observando os surfistas locais e pegou gosto pela coisa.

Para combinar com o tema de nosso projeto sombra, decidimos fazer nossa aula no Quebra Mar, local onde muitos surfistas de Santos vão ‘pegar onda’, só que para isso tínhamos que combinar com o outro grupo (no mesmo dia teve 2 projetos sombras: surfistas e músicos de rua) se daria para fazer lá, e elas toparam na hora! Marcamos um horário para todas se encontrarem lá no Quebra Mar por volta das 14h… O dia estava HORRÍVEL: nublado, xexelento e um pouco frio… Logo pensamos: “PUTZ, E AGORA?! CADÊ O SOL?!”, mas fomos com a fé e a coragem torcendo para que não caísse A chuva que estragaria todo nosso trabalho.

Ao chegar no local, a Jack encontrou dois caras que estavam indo surfar e os parou. Conversamos um pouco com eles e pedimos para eles nos ajudarem no trabalho, com um pouco de vergonha e timidez, eles toparam, afinal iriam falar sobre seu cotidiano na frente de 36 meninas (mais as duas professoras).

Começamos a apresentação explicando o motivo do tema e do local, os meninos se apresentaram – os dois tem uns 17 anos e são BOMBEIROS!! Magina o quanto piramos né! Rsrs

Para a apresentação fizemos algo bem diferente, coisa de colégio, com cartazes, fotos e textos, cada uma explicou um pouco do processo, como fizemos, como foi a entrevista com o Formigão e na hora das gírias, as próprias professoras perguntaram para eles. A apresentação foi muito divertida, descontraída, todas apresentaram, tiraram as dúvidas, riram, e por fim, deixamos os meninos irem surfar..porque vamos combinar, nós nem atrapalhamos o programa deles né?! Aperas disso, eles gostaram de conversar com a gente!

Claro que um seminário de ART não acaba no final da apresentação, tem sempre a parte da DINÂMICA..e o que passar para a sala sobre o surf??? Nossa, que dúvida..entrar no mar nem pensar né! Mesmo se o dia estivesse bom, nem sempre todas se sentem à vontade de biquíni, então resolvemos inovar, contando com a ajuda do Lucas Mion para montarmos duas fitas compridas e grossas entre três árvores, conhecido como slackline. A proposta foi: EQUILÍBRIO, pois sem ele, é meio complicado ficar em pé numa prancha pleno mar. Tinham mais dois moços junto com o Lucas, que viram ele montando e foram lá ajudar e participar da brincadeira!!

Todas tiramos o tênis e fomos lá, inclusive as professoras arriscaram e se divertiram MUITO! Foi um momento engraçado e de descontração, a gente precisa sair um pouco da rotina, do estressa da faculdade, esquecer um pouco dos trabalhos, provas e atividades.

Depois sentamos na grama pra conversar e discutir um pouco sobre a apresentação e a dinâmica, ao chegar no assunto BOMBEIROS, a Rita comentou da beleza de um dos dois a professora perguntou o por quê dela não ter pego nenhum contato (celular, facebook,..) e a Rita ficou sem graça e falou que não iria fazer isso, seria muita cara de pau! Rsrs Logo a Flávia, professora, juntou todas e falou: “Meninas, não sejam mesquinhas com o seu prazer, sejam generosas!”. Claro que ninguém dei risada né, imagina!!! Essa frase ficou, ela faz parte da T.O 06 para sempre!!!

 

 

Depois da aula, aproveitando que o slackline ainda estava montado, resolvemos terminar aquele delicioso dia, rindo e nos divertindo muito. Me senti uma criança novamente e aposto que as meninas também se sentiram assim… Brincamos na grama, eu e a Paulinha andamos até o mar molhamos os pés e comentamos como foi gostoso esse dia e que tudo deu MUITO CERTO! No final da aula, andamos até o deck do Quebra mar e tiramos várias fotos, rimos e comentamos como a vida corre e que já já nos formaremos e teremos apenas lembranças de tudo isso que vivemos aqui…

Essa foto mostra bem o nosso dia e creio que as lembranças desse dia ficarão para sempre conosco!

 

Terapia Ocupacional – turma 06
Anúncios

Deixe um comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s