Esportes Adaptados

 

                                               Por: Heloise Peres

i323118

No último censo foram identificadas cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, O equivalente a 24% da população brasileira. E por isso o esporte adaptado ganha cada vez mais força como oportunidade para uma nova perspectiva aos portadores.

Neste campo a Terapia ocupacional tem como principal enfoque fazer com que o indíviduo possa chegar até a atividade, seja acolhido no grupo e também conta com o apoio e supervisão na prática, tanto o indivíduo em multiplo aspectos quanto á possíveis adaptações e graduações para que ele tenha uma melhor desenvoltura na atividade.

Além dos aspectos de condicionamento e fortalecimento físico, os aspectos psicológicos também devem ser considerados, pois aqueles que tem um deficiência, desde o nascimento ou por qualquer outro motivo, tendem a serem reducionistas consigos mesmo, muitas vezes atribuindo a si o adjetivo de incapaz. O desafio então do deficiente e do terapeuta ocupacional torna-se aprender, ou reducar ao deficiente em  se ver de outra maneira, fazendo outras coisas, e adaptar-se à aquela deficiencia.           

 Vanderson Silva, que perdeu a perna esquerda em um acidente, é outro atleta paralímpico, recordista em lançamento de disco, que passou por várias modalidades esportivas. Contudo, nem todas as pessoas se adaptam ou têm o perfil competitivo para se tornar um atleta profissional. “Existem aqueles para quem o fato de conseguir entrar em uma piscina sozinhos já é uma realização”, explica Edna Garcez, da AACD. “A forma de conquistar essas metas depende só da dedicação e esforço de cada um”, diz.

Dinâmicas:

            Utilizamos as dinâmicas para exemplificar atividades e experiências sobre esportes adaptados em aula. Como haviamos um espaço delimitado o grupo resolveu explora-lo, e então a primeira dinâmica proposta chamamos de dinâmica da teia, na qual tivemos como intenção ligá-la a proposta já tida em aula de realizarmos a chamada no inicio das aulas de formas diferentes. Propomos que todos se levantassem, e ficassem em circulo. Com um novelo de lã deveríamos dizer nosso nome e o nome da pessoa na qual jogaríamos o novelo, fazendo assim com que o fio de lã se estendesse, nome a nome formou-se uma teia, e diante dela podemos visualizar o desenho da sala, e a delimitação de espaço que ali se deu, além do contato interpessoal.

A segunda dinâmica, tentamos simular um esporte adaptado, e por conta da dificuldade de acesso aos materiais, e do pouco espaço, tornou-se bastante difícil e precisamos adaptar a dinâmica para então realiza-lá. Trouxemos uma cadeira de rodas básica de transporte, pinos de boliche, duas bolas uma de vôlei e uma menor em plástico, e alguns óculos adaptados para simular uma deficiência visual, propomos que quatro voluntários fossem experimentar o jogo, que tem o intuito de com uma bola derrubar todos os pinos. E diante disso contasse aos demais as dificuldades que sentiram ao realizar a dinâmica e as demais sensações.

Por fim, a terceira e última dinâmica, realizamos com bexigas, no qual distribuímos um pequeno papel e uma bexiga a todos da sala, e pedimos para que no papel escrevessem, como se eles estivessem no lugar de um praticante de esportes adaptados, um sentimento, uma proposta, o que vier a cabeça, e em seguida dobrar este papel e coloca-lo dentro da bexiga e enche-lá. Com todas bexigas cheias propomos que todos ficassem em pé e mais juntos ao centro da sala, todos tinham que jogar a bexiga pro ar e pegar uma bexiga de cor diferente da sua durante a música. Logo após todos fazerem as trocas deveriam estoura-lá e pegar o papel e retornar a seus lugares. Em seguidas fizemos uma rodada de leitura dos papeis, já que não estavam mais com seus autores. Essa terceira dinâmica e a primeira tinham em comum a questão do uso do espaço e demais objetos ao redor, assim como aproximação e contato com o próximo, que são características que muito se assemelham ao que se é proporcionado em uma atividade de esporte adaptado.

i323121

Assista:

Referências: 

Anúncios

Deixe um comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s