CURSO DO RIO

banner-home

Curso do Rio é uma proposta de aprendizagem com a Natureza, que reconhece a água como  ponto de alavancagem para mudança social.

Utilizamos a palavra curso em toda sua potência em movimento, direção e sentido. Curso é o caminho percorrido pelo fluxo das águas em seu escoamento e também um programa de estudos, processo de aprendizagem, sequência de lições, uma disciplina de concentração.Agua_ritmo

E o que queremos dizer com rio? Poderíamos responder imediatamente que rio é um curso natural de água, caudal que corre pelo relevo da paisagem, fluindo de regiões mais altas para regiões mais baixas. Mas isso não seria uma imagem completa do que é um rio. Quando olhamos um corpo d água, geralmente chamamos a extensão de água que podemos enxergar fluindo a nossa frente, de rio. Uma segunda observação mais cuidadosa vai reconhecer que o rio é muito mais que isso, ele estende-se para cada um de seus afluentes, incluindo as diversas fontes e nascentes, mas isso ainda não é todo o rio. As nuvens, a chuva e as montanhas também são parte do rio, assim como as diversas árvores e sua íntima relação com a circulação das águas. Poderíamos ainda falar dos peixes, seixos arredondados, microrganismos e algas. E, ainda sim isso não seria todo o rio, não é possível esgotar o sentido do rio em palavras.

Mas então o que é o rio? As respostas para essa pergunta são respondidas pelo próprio rio em cada murmúrio.

Curso do Rio é exatamente esse esforço consciente para aprender diretamente com a Natureza, sobre a vida no curso natural das águas, onde o rio é o grande mestre do curso.

http://cursodorio.com.br/home/

Confira a grade de cursos

agua_polaridades_banner

Com Paul van Dijk – dia 22 de Junho de 2015 – Em São Paulo – Polaridades excluem uma a outra. A tendencia dessa disputa é a fixação, porém, em se tratando de polaridades, qualquer tentativa de união alcançará nada mais do que uma trégua. Tréguas e concessões são inevitáveis na tensão entre forças opostas.  Muitas vezes estas forças interagem limitado o potencial criativo uma da outra e apenas algo “mediano” permanece como resultado da polarização. Imagine se essas forças opostas fossem capazes de dar o melhor de si, de modo que um equilíbrio sublime pudesse ocorrer entre elas, transcendendo as contradições originais. Saiba mais

um_novo_olhar_banner

Com Paul van Dijk – dia 24 de Junho de 2015 – Em São Paulo – Se você olhar para as plantas com os olhos que são usados para ver ‘coisas’, fotos, conceitos, você verá apenas ‘coisas verdes viventes’ que seu corpo necessita como blocos de construção e sua mente usa como cenário para um descontraído domingo de caminhada. Saiba mais.

pense_como_natureza_banner

Com Paul van Dijk – dia 26, 27 e 28 de Junho de 2015 – Em São Paulo -Na Natureza podemos observar revoluções surpreendentes: A lagarta se torna borboleta. O broto se desenvolve em folhas e flores. Isso é transformação radical, isso é metamorfose. Como é que isso se manifesta? Quais forças estão operando? E o que “organiza” estas mudanças? Saiba mais.

natureza_ritmica_banner

Com Paul van Dijk – 3, 4 e 5 de Julho em Ilhabela – Renove a sua relação com a água, esse elemento tão fundamental na natureza, através de envolventes experimentos e descobertas fascinantes de uma nova ciência da complexidade.

Nós aprendemos a manipular água para os nossos próprios fins mas, será que sabemos realmente o que é água? – Saiba mais

Anúncios

Deixe um comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s