O Terapeuta Ocupacional pode prestar serviço voluntário?

Por: Equipe ATIVIDART

 

Essa foi  uma discussão trazida por nossos seguidores do Instagram (@terapiaocupacionalbr) foi: O Terapeuta Ocupacional pode prestar serviço voluntário?

Segundo o Código de Ética (Resolução COFFITO 10/78), no seu artigo 30, é proibido ao Terapeuta Ocupacional e/ou Fisioterapeuta prestar assistência profissional gratuita ou a preço ínfimo ressalvado o disposto no artigo 29, o qual traz a informação de que o Fisioterapeuta e o Terapeuta Ocupacional podem deixar de pleitear honorários por assistência prestada a: “… Instituição de finalidade filantrópica reconhecida como de utilidade pública que, a critério do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, não tenha condição de remunerá-lo adequadamente e cujos dirigentes não percebam remuneração ou outra vantagem, a qualquer título.

A discussão levantou alguns pontos relevantes sobre os profissionais, que muitas vezes por falta de conhecimento ao código de ética ou até mesmo negligencia do mesmo acabam se submetendo a trabalho ditos como “voluntários” e nem sempre são.

Uma Terapeuta Ocupacional de Belo Horizonte nos trouxe o seguinte posicionamento: “Acho que o voluntariado é opção de cada profissional. Obviamente não ofertaremos serviços voluntários a quem não necessita! Não vejo justificativa nessa norma!”

Já L.P.A. de São Bernardo do Campo diz:  “As tabelas do SUS e de convênios são mesmo preços ínfimos, porém em relação ao voluntariado eu entendo que infelizmente muita gente confunde o que seja, e acaba por aceitar qualquer coisa como pagamento em diversos lugares e ambientes pelo simples fato de estar atuando como TO, o que prejudica e muito a categoria. E digo isso por que já conheci pessoas que atendiam home care em troca de dez reais ou “presentes” (muitas vezes coisas que as pessoas não queriam mais). E isso não é voluntariado, pelo contrário. Mas também concordo com vocês, que se feito corretamente, estabelecido um local, dia e horário para aquilo não há problemas, Por que ai sim caracterizaria voluntariado.”

E você o que acha disso? Participe você também, deixe seu comentário.

 

Anúncios

Deixe um comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s