Experiência: Conecte-se.

Experiência da aula de ART IV, por Mateus Amaral.

“Nesses tempos de ódio é melhor andar amado”. Foi com essa frase que iniciou-se a recepção da aula do dia 04 de Abril, da turma 10 de Terapia Ocupacional – UNIFESP.

A recepção consistia em diversos pequenos textos, que por sua vez eram poemas, poesias, trechos de músicas ou livros, trazidos pelos alunos e professores, na qual, carregava um significado pessoal ou simplesmente uma mensagem que gostaria de passar para a sala. Os textos foram sorteados, e cada pessoa lia primeiramente para si, em seguida para o grupo e no final da leitura, tentava interpretar o sentimento carregado no texto e adivinhar quem tinha levado. Após a interpretação e a tentativa de adivinhar quem tinha trazido cada trecho, os verdadeiros donos davam o feedback e revelava o verdadeiro significado, e em seguida passava um barbante adiante,  que simbolizava uma teia de sentimentos, com a finalidade de conectar todos.

IMG_2877

Ao concluir a dinâmica, percebemos que poucas pessoas realmente conseguiram ligar a mensagem do texto aos respectivos donos, tal resultado nos leva a refletir sobre até que ponto nós conseguimos sentir o que outra pessoa está sentindo, não nos limitando apenas à situações felizes, mas sim a outros diversos fatores, como amor, dor, morte, alegria, tristeza, frustrações, etc. E nós como futuros Terapeutas ocupacionais ou outros profissionais da saúde? Será que realmente conseguimos nos colocar no lugar do outro e sentir na pele?

Muitos questionamentos, peço que reflita a respeito e mesmo que não chegue a uma resposta concreta ou não consiga se imaginar no lugar de outra pessoa em determinada situação, saiba que o poder da empatia pode quebrar diversas barreiras e caso essas barreiras continuem e sejam muito fortes de serem quebradas use o poder do respeito, esse nunca falha.

IMG_2879

Anúncios

Deixe um comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s