Saindo do Forno: “Acessibilidade e experiência estética: um trabalho com mulheres em situação de vulnerabilidade”

Tem artigo novo saindo do forno!

O artigo, que foi recentemente publicado nos cadernos de terapia ocupacional da UFSCAR, é das coordenadoras do projeto, a Flávia Liberman e a Viviane Maximino. Ele relata os resultados parciais da pesquisa Cartografias Femininas e expõe estratégias utilizadas no acompanhamento de mulheres que vivem em região de alta vulnerabilidade da cidade de Santos, SP. Cenas de trabalho e trechos do diário de pesquisa abordam o conceito de acessibilidade em suas múltiplas facetas, a partir das diversas categorias associadas às barreiras arquitetônicas, físicas, geográficas, comunicacionais, metodológicas, instrumentais e atitudinais.

b85605_28a0e3629e95428ca7af8c1abfc2f54e

Explora ainda o conceito de experiência estética, afirmando sua importância nos processos de cuidado de mulheres marcadas por este território e seus problemas. Articulando diversos atores: docentes, estudantes e mulheres, apresenta o Método da Colheita, tecnologia que favorece o acesso à práticas corporais e estéticas e a um espaço de arte e cultura, para que a experiência estética possa acontecer. Por meio de proposições feitas aos participantes aposta-se na possibilidade de colocar as pessoas em movimento, desencadeando processos de criação, engendrando novos territórios existenciais e reinventando vidas, objetivos essenciais nas práticas de terapia ocupacional.

Acesse o artigo completo clicando AQUI

Accessibility and aesthetic experience: work with women in vulnerability situation – Flavia Liberman Caldas, Viviane Santalucia Maximino
Anúncios

Deixe um comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s