Experiência: um exercício sobre o olhar.

Experiência da aula de ART IV (Corpo e Arte), por Grazielle Alves.

O que interpretamos da personalidade do outro baseado nas coisas que sabemos a respeito dele? Ou das coisas que enxergamos nele? Essas foram as questões trazidas pela dinâmica de recepção que aconteceu nessa última segunda-feira (11). Até que ponto o que enxergamos da personalidade do outro é algo que faz parte da sua identidade de fato ou é algo apenas aparente, que não condiz com quem aquela pessoa é? Nós estamos acostumados a formar pré conceitos a partir do momento em que lidamos com algo ou alguém novo, e somos capazes de supor coisas a respeito do outro ainda que tenhamos tido pouco contato com ele.

Ao sentarmos em roda, a dinâmica de recepção deu início após um sorteio com o nome de todos os alunos presentes na sala, ter sido feito. O exercício consistia em falarmos sobre o outro (aquele cujo nome está em nosso papel sorteado) sem trazer características físicas em nosso discurso. Dizermos o que essa pessoa nos passa, o que achamos que ela gosta de fazer ou o que aparentemente ela transparece ser. Calma? Tímido? Alguém desorganizado? É interessante pensar que o grupo qual a dinâmica foi aplicada é um grupo de pessoas que se relacionam há pouco mais de um ano, e que ainda assim a frase mais recorrente durante a atividade foi “eu nunca falei muito com essa pessoas, mas…”

ART

Foi importante para nós, como grupo, identificarmos que apesar de tanto tempo de convivência, nós não conhecemos de forma geral ainda e que isso é um processo de descoberta do outro no qual ainda estamos experimentando. E mais importante ainda foi perceber que independente do tempo qual temos a oportunidade de passar com os colegas de sala, a maneira como cada um vê o outro é diferente da forma como nós nos vemos. A dinâmica possibilitou a interação entre o grupo, e fortaleceu a ideia de que algumas vezes transparecemos coisas que não condizem com o que somos. Foi especialmente interessante enxerga-nos através dos olhos do outro, e termos a chance de perceber o que está em nossa superfície. O que nós mostramos para o mundo, e como somos percebidos e interpretados pelos outros.

Ainda tivemos a oportunidade de observamos as coisas por outra perspectiva. Inicialmente o outro falava sobre você, e trazia o que ele enxergava a respeito de quem você era. E em um outro momento tivemos a oportunidade de nós mesmos falarmos sobre quem somos. Essa segunda dinâmica foi trazida pelas professoras Flávia e Viviane. Ainda com a configuração da sala em roda, foram colocadas duas cadeiras no centro da mesma. Uma de costas para a outra. Duas pessoas aleatórias se sentavam no centro, e alguém da roda soltava uma pergunta qualquer. Qual o seu atual sonho? Um álbum musical favorito? Algo em sua personalidade que você ainda deseja mudar? E ambas as pessoas no centro da roda respondiam e escolhiam alguém para tomar os seus lugares. Foi uma segunda experiência igualmente curiosa e instigante.

Pudemos enxergar as coisas de uma nova perspectiva. A perspectiva do outro, e também a nossa própria. O que foi outro assunto falado na sala de aula: a ideia da experimentação, de mudar de lugar para poder enxergar as coisas de maneira diferentes, de um ângulo novo. Nós somos habituados a chegarmos na sala de aula e sentarmos nos mesmos lugares, mas por que não mudar isso que parece algo tão pequeno e passar a olhar o ambiente, as coisas e pessoas, por outro ângulo? Ambas as dinâmicas foram um exercício muito interessante sobre o olhar. O olhar do outro sobre você, o olhar de você sobre si mesmo, o olhar em diferentes perspectivas dentro de um mesmo ambiente, e o olhar (e o ver) sobre a análise da atividade que contribuíram grandemente para a construção da nossa formação como terapeutas ocupacionais.

Anúncios

Deixe um comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s