Experiência: GoalBall

Experiência por Bianca Ferreira.

Você sabe o que é esse esporte: GoalBall? É o popularmente conhecido “Futebol para Cegos”. Eu tive o prazer de experimentar esta modalidade e venho hoje compartilhá-la com vocês. Espero que gostem!

O goalball tem duas equipes, cada uma formada por três jogadores em quadra e três na reserva. O gol nesse esporte é imenso, são nove metros! Todos jogadores atacam e defendem, não podem sair dali de perto do gol e jogam a bola com as mãos. A bola tem 1,25kg e tem quase o tamanho de uma bola de basquete, possui guizos que emitem sons, por isso, durante as partidas, todos devem fazer silêncio. Para defender o gol nos jogamos no chão, mais ou menos como na foto abaixo (haha).

13045396_1028999290514810_1252769606_n

Tive a honra de jogar uma partida com as jogadoras do Lar das Moças cegas, aqui de Santos. O Lar das Moças Cegas é um centro de educação e reabilitação para deficientes visuais e a equipe que treina goalball lá, vai disputar as paraolimpíadas!

Foi muito divertida, cansativa e curiosa essa experiência. Ficamos com os olhos vendados durante toda a partida. Nos orientávamos tateando as fitas adesivadas no chão e pela localização da trave atrás de nós. Era necessário muita concentração para ouvir quando a bola estava chegando e para que lado deveríamos nos jogar para defender o gol. Na defesa da bola, nosso corpo deve tomar um posicionamento correto, senão corre-se o risco da bola atingir o rosto (e lembrem-se, a bola é pesada e grande!).

Não me lembro se perdemos ou ganhamos a partida, mas me lembro que adorei o jogo, o carinho e a paciência de todos ali: da acompanhante de nossa visita guiada; do professor, técnico do jogo, que nos explicou muito bem tudo; e das mulheres jogadoras que nos permitiram essa experiência incrível! Um muito obrigada à todos vocês.

Se você também quer ter esta vivência, pode entrar em contato com o Lar das Moças Cegas e solicitar participar de uma partida. Eu te digo, você será muito bem recebido por todos ali e não vai se esquecer tão cedo desta experiência, mesmo porque pode sair com alguns hematomas que irão te lembrar durante um tempo das suas defesas no jogo (experiência própria haha).

13046312_10209219747841838_330527206_n

 

Anúncios

Deixe um comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s