Sugestão de Filme: Nise, o coração da loucura.

nisezinha.png
Trailer do filme aqui.
Sinopse: Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, após sair da prisão, a doutora Nise da Silveira (Gloria Pires) propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia. Seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte.
Qual a relação do filme com a T.O?
A técnica da terapêutica ocupacional da psiquiatra Nise da Silveira, pioneira no Brasil no estudo das atividades expressivas, artísticas e de atividade como meio de terapia em pessoas com doença mental tem grande influência na construção história da Terapia Ocupacional no Brasil. “O trabalho de Nise da Silveira produziu um deslocamento nas atividades realizadas como ocupações monótonas e repetitivas, mantenedoras da lógica asilar; aproximou-as das necessidades reais dos pacientes, abrindo novas possibilidades de ação e participação no mundo para essas pessoas. Sua história é referência para práticas atuais na terapia ocupacional. A partir dela arte, cultura e loucura ganham novos sentidos.” (Resistência, inovação e clínica no pensar e no agir de Nise da Silveira, Eliane Dias de Castro, Elizabeth Araújo Lima. Acesse o artigo completo aqui.)
Alguma sugestão de filmes que façam pensar a T.O? Colabore com o Atividart compartilhando-as com a gente através do nosso e-mail: unifespart@gmail.com
Anúncios

Deixe um comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s