O Brincar e a Terapia Ocupacional

Seguindo com as nossas postagens da Semana Mundial do Brincar, hoje viemos trazer um acervo de textos e referências sobre a terapia ocupacional e o brincar. Na postagem anterior já falamos um pouco sobre a SMB e deixamos alguns links com as programações e guias referentes a este ano. Se ainda não viu clique aqui para conferir,

 Quando a criança não brinca, nós temos um problema,
 Assim como quando ela se recusa a comer ou dormir.
(Hartley e Goldenson, 1963)

terapia ocupacional brincar

O Brincar sob a perspectiva da Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional, enquanto “profissão que habilita pessoas a se engajarem nos papéis, tarefas e atividades que têm um significado para as mesmas no seu dia a dia e que definem suas vidas” (Trombly, 1992) ou que facilita o engajamento das pessoas em suas ocupações  dando suporte à participação dos indivíduos no contexto em que vivem, entende o brincar enquanto atividade predominante na infância, apresentando-o desde o surgimento da profissão, como tema de interesse e foco de intervenção de muitos destes profissionais.

Mais recentemente, nesta última década, tem-se o brincar reconhecido como área de desempenho ocupacional e desta forma como um dos focos de intervençãoem Terapia Ocupacional. Aponta-se uma evolução no sentido de compreeender o brincar enquanto papel ocupacional, o que significa dizer que este passa a ser considerado em seu significado interno e social para a criança, aqui pensado enquanto “brincante”.

Consideramos portanto, que no brincar “a criança envolve-se com a mesma atitude e energia que nos engajamos em nosso trabalho. Brincar é uma incumbência séria que não deve ser confundido com diversão ou uso ocioso do tempo, não é leviandade, é uma atividade intencional” (Alessandrini, 1949).

É neste sentido que o brincar marca a prática terapêutica ocupacional, podendo estar presente como recurso terapêutico ou papel ocupacional do sujeito de atenção, assim, atividade meio (para aquisição de habilidades requeridas) ou atividade fim (sendo foco o desempenho independente e funcional no brincar).

Texto completo: Carolina Raquel Rabitto, terapeuta ocupacional.

Para quem quer saber mais sobre a atuação da terapia ocupacional e o brincar, abaixo estão alguns textos (que já estão na nossa biblioteca) lidos e discutidos pelos alunos de terapia ocupacional da Unifesp, no módulo ART III Atividades Lúdicas e Lazer, com a Profª Drª Andrea Jurdi.

Veja também:

Esperamos vocês aqui no blog, acompanhando as novas postagens, e também nas redes sociais (fanpage instagram). Ah, não saia sem deixar um comentário!

Autor: AtividART

Projeto de Extensão Universitária

Deixe um comentário :)