Outubro Rosa – A importância do auto exame de mama

Todo mundo já deve conhecer o Outubro Rosa, não é mesmo? É uma campanha realizada no mês de outubro, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Mas, todas nós mulheres devemos ter em mente que não é só no mês de outubro que devemos nos cuidar.

A importância do auto exame da mama é fundamental para a mulher. O auto exame é um exame mensal que toda mulher deve fazer, procurando por protuberâncias, ondulações; verificando e comparando o tamanho dos seios e se há liberação de líquidos pelo mamilo.

outubro-rosa-autoexame

Muitos dos casos de câncer de mama são descobertos nos auto exames. Quando o câncer é descoberto cedo e é tratado corretamente, as chances de cura são maiores. Deve-se procurar o médico imediatamente, caso haja anormalidades.

O câncer de mama atinge principalmente mulheres  com idade na faixa de  45 a 55 anos, mas podem aparecer nódulos benignos em outras idades.

Alguns dos principais fatores que podem estimular o surgimento do câncer de mama são: herança genética, obesidade e número elevado de ciclos menstruais.  Mesmo mulheres que não possuem estes fatores devem tomar cuidado. A partir da adolescência já se devem tomar algumas precauções  indicadas pelo  médico. Os procedimentos receitados pelo médico e hábitos alimentares  ajudam a evitar o câncer de mama.

As precauções que podem ser tomadas são: visitas anuais ao ginecologista; fazer auto exame da mama uma vez por mês e fazer exames de mamografia anualmente após os 40 anos.  Os exames de mamografia não devem ser esquecidos.

como-fazer-o-auto-exame-da-mama-1

 O auto exame é fundamental para que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas. O conhecimento facilita a percepção de qualquer alteração. As alterações que detectam câncer de mama são: Pequenos nódulos nas mamas e axilas,  saída de secreções pelos mamilos; mudança de cor da pele e retrações, entre outras. Mas essas alterações  não surgem ao mesmo tempo. Toda mulher a partir de 21 anos deve começar a fazer o auto exame mensalmente; sete dias após o início menstrual, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores.

Depois da menopausa se deve definir um dia no mês para realizar o exame, sempre com intervalos de 30 dias. Não se pode deixar passar as datas dos exames.

Não se pode deixar de começar a fazer o auto exame e se perceber alguma mudança, deve procurar um médico o mais rápido possível. Quanto mais rápido for o tratamento, mais rápido e possível será a cura.

Se  deixar os exames de prevenção ou de cura para mais tarde,  ficará mais difícil retirar o câncer. Mulheres mais novas têm mais fácil acesso à cura.

Compartilhem a informação, não só no Outubro Rosa. Um toque pode salvar a sua vida!

Anúncios

Deixe um comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s