Vivência: Aula de ART V

Dayane Alves – T.O. 10

Na sexta-feira passada, 31/03, na aula de saúde física, tivemos uma experimentação de deficiências. Primeiro, dividimos a sala em duplas para que a experimentação fosse vivida por todos, de forma rápida. Depois de formada duplas, pegamos papéis que a professora Eliana tinha separado e escrito algumas das deficiências que iríamos vivenciar. Eu e minha dupla, Ingrid pegamos a experimentação de ir até a biblioteca pegar um livro de Anatomia, sendo deficiente visual.

 

20170331_135925

Ingrid começou executando a tarefa primeiro e eu fui a “guiando” para descer as escadas. Foi muito difícil a tarefa de guiá-la, pois eu ficava muito preocupada. Quando descemos as escadas e seguimos pelo piso tátil, haviam algumas pessoas sentadas em cima dele, dificultando o acesso dela. Quando pedimos licença, para que ela passasse, as pessoas começaram a rir, comecei a sentir uma mistura de vergonha com raiva, mas seguimos com a tarefa. Dentro da biblioteca, Ingrid teve dificuldade de se locomover e perguntando a funcionária se ela poderia ajudá-la a achar o livro, não obteve a ajuda necessária, apenas algumas palavras que davam direções, tais como: “vai para esquerda”, “mais para frente”, “vira nesse corredor na direita”. Após sairmos da biblioteca, concluímos que ela só achou o livro pois já estávamos habituadas a andar pelo espaço da biblioteca e que se fosse outra pessoa teria muito mais dificuldade.

Depois da Ingrid, eu fui experimentar a vivência e achei muito difícil, pois me sentia insegura e totalmente no escuro. Tive muito medo de descer as escadas, tropeçar e cair. Tive os mesmos problemas com pessoas sentadas em cima do piso tátil, dificultando minha passagem. Tive vergonha com cochichos que escutava durante o trajeto.

Voltando à aula, conversamos sobre as experiência de cada dupla e eu pude perceber coisas simples que eu não percebia antes, como os pisos táteis. Refletimos sobre quais mudanças poderíamos fazer para haver a quebra das barreiras tanto físicas como atitudinais.

 

Anúncios

Deixe um comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s