Arte na T.O: Massagem

Está sendo explorada, semanalmente, uma forma de usar a arte como recurso terapêutico nas aulas de ART – Corpo e Arte da Unifesp Baixada Santista. Na última segunda-feira, foram analisadas as formas de explorar a massagem nessa área de atuação. Neste texto, falarei um pouco sobre isto.

A massagem é utilizada como forma de auto-conhecimento, relaxamento e reabilitação. Existem tipos diferentes de massagem, como a clássica (toques firmes por segmento do corpo), toque de borboleta (toques leves, muito utilizada em bebês), do Sul da África (passada de geração em geração), entre outras.

Uma forma de colocar a massagem na terapia ocupacional é por meio da técnica de self-healing, uma prática de auto-conhecimento que consiste em atividades e exercícios que o indivíduo pode fazer consigo mesmo, buscando melhorar sua saúde ou algum quadro patológico. É uma técnica complexa, que envolve pensamento focado no objetivo, relaxamento, respiração, alimentação e, claro, a massagem. O self-healing pode ser encontrado na terapia ocupacional e já provou ter resultados impressionantes, como reverter 60% um quadro de baixa visão.

Carla, uma T.O formada pela Unifesp em 2007, trabalha em uma clínica utilizando a massagem como recurso. Um menino de 8 anos com transtorno de déficit de atenção (TDH) apresentou uma melhora após a intervenção de Carla, que utilizou a massagem, luzes baixas e cheiros de óleos específicos nas sessões.

Por fim, vale lembrar que a massagem vai além do relaxamento muscular. Ela pode ser utilizada como forma de criar laços, troca ou conexão, pois envolve toque e vulnerabilidade. Por isso existem muitas formas de introduzi-la na prática da terapia ocupacional.

Você utiliza ou conhece alguma forma de arte na T.O? Conta pra gente no email unifespart@gmail.com

 

Anúncios

Deixe um comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s