Música na Terapia Ocupacional (T.O)

A arte dessa semana é música,  do grego – musiké téchnea arte das musas. A música se constitui por uma combinação de sons e ritmos que unidos formam uma melodia. Não se conhece, até hoje, nenhuma civilização que não tenha manifestações musicais próprias. Ela é usada ao redor do mundo como uma forma de expressar a si mesmo, os sentimentos ou uma cultura.

A T.O, claro, tem muitas possibilidades de explorar esse recurso nas suas práticas. Na aula de Arte e Recursos Terapêuticos (ART) do quarto termo de T.O da Unifesp, o grupo responsável trouxe para discussão um exemplo de uma T.O que ensina violão, toca e canta com um idoso com hidrocefalia de pressão normal.

Durante a discussão, as múltiplas formas de uso da música foram surgindo, mostrando que ela poderia ser usadas em diversos contextos além do mencionado acima. A música serve como estimulação cognitiva (memória, atenção) e motora (instrumentos e ritmos). O chocalho é bom para treinar coordenação motora global e, o piano, a fina, por exemplo. O violão combina coordenação manual e visual, o canto pode ser uma forma de praticar a fala.

Além dos efeitos físicos, a música ainda tem grande potencial para ajudar em questões mais subjetivas do sujeito. É uma forma de combater a timidez e promover uma ampliação do contato social, constrói auto-estima e empoderamento. Ela pode ser usada como um recurso que mostre ao sujeito (ou relembre-o) de que ele pode criar, que ele possui um potencial de transformação. Na terapia ocupacional esses benefícios são muito bem-vindos, não acha?

É sempre importante lembrar de que, se utilizar a música, respeite os gostos, preferências e vontades da pessoa.

Tem alguma história envolvendo uso de música na prática da T.O? Envia para a gente no email unifespart@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s