ACOLHIMENTO E EXPERIMENTAÇÕES EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIA DO MÓDULO ART CORPO E ARTE

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O módulo de ART – Corpo e arte é realizado, normalmente, no terceiro termo
(primeiro semestre do segundo ano de graduação) do curso de Terapia Ocupacional da
Universidade Federal de São Paulo. No módulo são discutidos os temas da arte, corpo, cultura por meio de diversas propostas: dança, teatro, massagem, música, artesanato, atividades plásticas, dinâmicas de grupo, jogos cooperativos, entre outros, articulando com a prática em Terapia Ocupacional e problematizando aspectos éticos, estéticos, técnicos e políticos destas ações.

Neste ano, os alunos matriculados no módulo tiveram duas aulas presenciais antes da pausa no cronograma acadêmico devido a pandemia do COVID-19. O coletivo da T.O. da Unifesp, desde o início da pandemia, se colocou à frente da criação de novas estratégias para cuidado e acolhimento dos alunos. Dessa maneira, observando o distanciamento social e com o intuito de aproximação e cuidado do grupo, as docentes responsáveis pelo módulo, Flavia Liberman, Luana Foroni e Pamela Bianchi, articularam outras formas de comunicação, como um grupo no WhatsApp.

As ações de cuidado e experimentação seguiram, então, por dois canais. Pelo grupo de WhatsApp, demos início a proposta chamada Apreciação. Ela tinha como intuito explorar as atividades artísticas e/ou banais realizadas no período de quarentena pelos estudantes e docentes. Assim, a ideia seria gravar e compartilhar com os colegas no grupo ou em mensagens privadas tanto a realização de atividades artísticas como dança e música, como também atividades simples do cotidiano, como assistir TV com a avó, participar de um jogo virtual com amigos ou amigas, cozinhar, descansar, ouvir uma música, estudar, entre outras. Nas mensagens, poderíamos comunicar e nos expressar sobre o processo vivido, contando como nos sentíamos realizando-o, isto é, fazendo uma apreciação de si mesmo. Como diz a professora Flavia Liberman, a Apreciação teve como objetivo reconhecer e qualificar o pequeno e notar como ele também é imenso. Muitos alunos aderiram e tivemos diversificadas apreciações como danças, poesias, montagens de foto, desenhos, brincadeiras, músicas e receitas.

Com um “bom contágio” grupal com esta primeira ação e compreendendo que este projeto deveria seguir a seu tempo e a seu modo, novas possibilidades de encontros surgiram. Assim, a segunda proposta seguiu a via do tele encontro através de salas virtuais. Os encontros aconteciam de maneira livre e à vontade, nos quais os alunos decidiam se participariam ou não, sem caráter avaliativo e pautado no desejo e nas possibilidades de cada um.

Embora distantes fisicamente, os encontros tele presenciais nos proporcionaram o desenvolvimento de algumas ações práticas. Usando como base o “roteiro poético” e o “mapa_da visitação da sua_casa”, realizamos atividades de criação e também de invenção, a partir de uma estratégia de condução que facilitou o compartilhamento e a experimentação coletiva. Elas funcionavam em etapas, com a leitura da proposta planejada para o dia, a produção escrita de um relato real ou imaginário, o compartilhamento anônimo com um membro presente no encontro por mensagens privadas e a leitura para o coletivo da narrativa recebida.

Por serem feitos livremente, os textos passavam sentimentos e sensações diferentes e por isso traziam ao momento de leitura muitos rostos emocionados e expressivos. Foi notável o acolhimento grupal e a conexão, mesmo que virtual, do coletivo. A possibilidade do anonimato fez com que fosse mais fácil externar sentimentos confusos e que, por vezes, ficavam escondidos, e isso contribuiu para que os participantes ficassem à vontade para dividi-los, gerando uma força de contágio ainda maior. No último encontro, a atividade escolhida foi justamente escrever uma carta, mantendo a escrita real e imaginativa e pontuando o processo e os sentimentos expressados durante os encontros.

Em breve, serão disponibilizadas publicações mais detalhadas do relato da experiência. As narrativas criadas a partir das dinâmicas dos encontros serão utilizadas para um artigo que será publicado futuramente. Quando forem publicados, postaremos a indicação para a leitura.

Giovanna Trinconi, Pamela Bianchi, Luana Foroni e Flavia Liberman

Autor: AtividART

Projeto de Extensão Universitária

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